19 junho 2008

Pichilemu, capital do surf Chileno



A cidade de Pichilemu no litoral centro sul do Chile localiza-se a 3h ao sul de Santiago.. é um dos picos que oferece dentre as melhores ondas do país, e por que não, da Amércida do Sul... É uma pequena ciudadela, na qual sua economia baseia-se no turismo e gastronomia, aliás, comem-se deliciosos frutos do mar!!


A temperatura da água é sinistra, extremamente fria, uso de roupas 4.3mm é fundamental, com botinhas e até touca para proteger dos ventos gelados... apenas no verão é possível a queda de short ou long 3.2... A areia da praia tem cor negra provinda de rochas vulcâncicas... o que da um aspecto meio cabuloso ao entrar n´água. Outro aspecto mto peculiar do pico é a presença de algas, muitas algas, gigantes e cumpridas... é comum bater nelas enquanto se surfa...


Pichilemu oferece 3 bons picos de ondas: Punta de Lobos, a mais conhecida e constante, no pico existem dois morros em forma de "tetas", onde as valas quebram atrás quando há um swell grande bombando (coisa frequênte)... esquerdas mto longas e fortes em quebram em fundo de pedra, possibilitando variadas manobras...que qdo conectam, vai até o pico chamado de "diamante"... acabando próximo a areia da praia... em dias clássicos rolam bons tubos tb!!


Infernillo... praia na qual fiquei hospedados duas das 3x que fui pra lá... na pousada Yuthi do local Negro... Onda quebra em fundo de areia, uma esquerda não mto longa, mas tubular e com bastante força... nos dias grandes é um pico casca de varar... pulo das pedras na maior adrenalina até chegar no pico...


La Puntilla... como dicen los locales "La Chicama Chilena"... minha preferida...uma canhota que vem quebrando nos dias grandes atrás das pedras e vai costeando pelo canal, conectando até chagar a praia (algumas boas centenas de metros)... A parede dessa onda é incrível... parece q nunca vai acabar, o loko embala, rasga, da batida, cut, flooter, embala de novo e ela ta lá igual, em pé, sorrindo!! O coquinho tb é dos sonhos, abre pros dois lados, bem em pé, onde até rolam uns barrels... Pude comprovar a qualidade dela qdo quebrou por uns 5 dias direto variando de 2.5m a o.5m, com a pôr do sol raiando no Pacífico... show!!


Taí uma dica pra quem curte uma aventura the search... basta atravessar a cordilhera (alucinante) e mais um pouco já tá no pico, é barato e tem ondas de alta qualidade! Aloha!

Nenhum comentário: