20 novembro 2008

Yoga na praia

Na semana de 13-21 de setembro rolou em Floripa a IV Semana Municipal de Yoga. Um evento incentivador à promoção da qualidade de vida para população ilhéu. Foram diversas práticas e palestras espalhadas por todo o município, desde as praias do Santinho até o Campeche, inclusive seminários de pesquisa científica realizado na UFSC.

Ressalto o intercâmbio entre práticas do Yoga e Surf, na qual a profª de yoga Adriana Cicognini junto com meu auxílio, ministrou a prática "Surfando com Yoga", em uma bela manhã de domingo nas areias da praia do Moçambique, ainda com a presença de várias baleias Franca na água.

A prática tem como objetivos a melhora no desempenho do atleta/praticante, através da consciência corporal e mental intrínsecas ao Yoga. O aumento da caga respiratória e a consciência na respiração (pranayama) são outras características desta interação. Através de determinadas posturas (ásanas), o(a) surfista ganha em flexibilidade, força, equilíbrio e resistência.

A prática de Yoga pode ser feita inclusive antes de cair na água, como forma de energizar e alongar o corpo e concentrar a mente. Durante, se atentando a postura, a respiração e aos movimentos realizados sob a prancha. Como também após a session de surf, fazendo uma prática com posturas relaxantes e ao mesmo tempo revigorantes.

A integração entre estas duas práticas traz inúmeros benefícios e bem estar aos praticantes, promovendo a prática sadia e segura do surf!!

Namaste!

Um comentário:

christyzee disse...

very nice blog, lindas fotos.
bênçãos ...