22 setembro 2009

Dia Mundial Sem Carro!

Foto: arquivo pessoal.
No dia de hoje, 22 de setembro, é comemorado internacionalmente o "Dia Sem Meu Carro".

Uma campanha apoiada pela viaciclo.org.br e o Greenpeace, que coordena este projeto de conscientização ambiental, através de diversas outras atividades, como o Clean Up The World.

Os apoiadores propõe alternativas para a insustentável gestão pública sobre mobilidade urbana, junto com a campanha que incentiva as pessoas a trocarem por um dia seus automóveis, por outros tipos de modais menos poluentes, como o transporte coletivo (ônibus, trens), oferecer/pegar carona com vizinhos, usar a bicicleta para percursos curtos, skate, entre outros.

A troca incide na diminuição de emissão de combustíveis fóssil à atmosfera, e consequentemente, a minimização do tão discutido aquecimento global.

Florianópolis, capital brasileira com pior mobilidade urbana, e apontanda como umas das cidades com pior índice do mundo nesse aspecto, possui por exemplo uma das maiores médias de automóveis por pessoa, chegando ao número de 1 carro para cada 3 cidadãos. Como também a tarifa de ônibus mais cara do país, fatos que não ajudam a conscientização e indução à população para novas alternativas.

E se houvesse um transporte público de qualidade, de preço acessível, com linhas que atendessem toda a cidade, ciclovias interligadas aos terminais de ônibus? Sem falar no tão desejado transporte fluvial. Com certeza a situação de Floripa seria outra, evitando as enormes e desagradáveis filas de congestionamento, a poluição do ar e possíveis doenças respiratórias.

Vale a pena, não só hoje, ir de magrela pra faculdade, de busão pro trabalho, a pé à padaria, e por que não, lotar o carro pra barca do surf!!
Vantagens e desvantagens dos transportes públicos e privados
Fonte: Política de Planejamento de Transportes e DesenvolvimentoUrbano. Arnoldo Debatin Neto.

Nenhum comentário: