06 dezembro 2010

Eivissa, oportunidades e esplêndida natureza.


Águas Brancas.



Como muitos que vão se aventurar por terras do velho continente, tive que buscar uma maneira de me sustentar por aqui, enquanto cursava o mestrado. Com a crise económica fortemente sentida nas Ilhas Canárias, e com trabalho só aos finais de semana em uma cervejaria de Las Palmas, aliado, claro, a falta de ondas no verão europeu, decidi tentar a sorte em outra ilha turística, Ibiza.

Depois de uma breve passagem por Barcelona, ancorei na segunda maior e mais badalada ilha das Baleares. Eivissa, como se escreve na língua local, o ibizenco, é também a capital da ilha, que, junto com San Antoní e Sant Elália, são as cidades mais importantes economicamente, concentrando maioritariamente as infraestruturas turísticas, como bares, discotecas, restaurantes e hotéis.

Com muito empenho, e sorte também, logo consegui "frees" em bares, em seguida um fixo em um restaurante na Playa Dem' Bossa, a mais conhecida da cidade.

Santa Eulália.
Ibiza possui uma diversidade de praias fascinantes, entre "calas" (pequenas praias de pedras) paradisíacas e poucos banhistas, a belas e lotadas praias de areia fina, água sempre cristalina e quente, sempre dotadas de bares e restaurantes de qualidade, o que é indispensável para a forte demanda de turistas que aterrisam todos os dias de todos os lugares do mundo.

A ilha possui uma forte ocupação urbana na franja costeira. Entre hotéis luxuosos a "chiringuitos" (quiosques) na beira da praia, muitas vezes em cima das dunas ou em costões rochosos. Com o pesar que estas características sejam indispensáveis para atender a forte demanda turística, percebo que em determinadas ocasiões e localidades, como aqui, é necessário "sacrificar" alguns espaços naturais, logicamente associado a medidas de mitigação ambiental. Isso porque a economia de Ibiza é baseada quase que exclusivamente da atividade turística, ademais de forma sazonal, onde precisam maximizar lucros na temporada de verão, para se sustentarem o restante do ano, igual a muitos locais do Brasil.

Porto de Ibiza.

Com uma densa e seca vegetação de bosque Mediterâneo, condicionada por baixa pluviosidade, a ilha é repleta de pinus nativos (o que dá o nome de Islas Pitiusas a Ibiza e Formenteira), com uma rica biodiversidade marinha e terrestres e vários endemismos, como a "Lagartija de las Pitiusas", símbolo da ilha. Com inúmeras áreas de proteção ambiental, dentre os reserva de Ses Salinas de Ibiza e Formentera, Benirrás e Es Vedrá. Esta última, um capítulo a parte, quanto ao seu misterioso poder magnético atribuído, declarado por cientistas como um dos pontos de maior magnetismo do planeta, o que atrairia fenómenos astronómicos únicos e quiçá, forças extraterrestres.
Ses Salinas.

Contudo, Ibiza consegue gerenciar com qualidade esta explosão demográfica sazonal, mantendo a qualidade ambiental e os serviços urbanos prestados. Com um bom transporte público, que é pontualmente aumentado em frequência e quantidade de ônibus, além de uma alto de investirem e promoverem o uso de bicicletas, pois as distâncias entre as praias centrais são pequenas e planas, ideais para as "magrelas". Serviço e gestão de resíduos urbanos e reciclagem bem elaborados e distribuídos pelo território. Ibiza preza muito pela qualidade de suas praias e áreas naturais, pois, logicamente são seus maiores atrativos, intervindo sempre em sua melhoria, fiscalização e monitoramento.


Neste contexto, nota-se que o gerenciamento deste espaço costeiro é mutuamente rica e complexa. Se tratando de um dos espaços mais turísticos de todo o mundo, com muitos interesses económicos envolvidos e fortuitamente, ricas áreas naturais. Há necessidade continua de manutenção desta qualidade ambiental e dos serviços turísticos associados, através do desenvolvimento e concretização de estratégias sustentáveis, como conscientização dos turistas e ordenamento territorial efetivo.

Es Vedrá.

Um comentário:

Ana Maria Veiga Lima disse...

Eivissa......bons tempos!
Tá na hora de atualizar este blog!!! Floripa e o Brasil te esperam!
Beijos,
Neca
www.anamariaviegalima.com.br