27 maio 2009

Dia Nacional da Mata Atlântica


Hoje é lembrado nacionalmente o dia da Mata Atlântica. Considerado segundo bioma com maior biodiversidade do planeta, ficando atrás somente para a Floresta de Madagascar da África, dadas suas riquezas naturais que se espalham desde o sul ao nordeste do Brasil.

A floresta vem sendo degradada e suprimida desde a ocupação portuguesa no século XIV. No entanto, hoje a situação é delicada. O bioma localiza-se em uma área extremamente ocupada populacionalmente, comprometendo ainda mais sua preservação. A mata sofre pressão cada vez mais por atividades agrícolas, especulação imobiliária e expansão urbana desenfreada.

Como não bastasse o desrrespeito, o Estado de Santa Catarina aprovou um Código Ambiental Institucional que colabora ainda mais para a degradação da floresta. Porém, os governantes continuam se iludindo, vendendo a imagem que o estado é um exemplo de preservação e sustentabilidade, como feito no Forum Mundial de Turismo, realizado em Florianópolis na semana passada, com intuito de chamar investidores internacionais para "usufruirem" desses espaços naturais.

Mas dados da fundação SOS Mata Atlântica e INPE apontam o contrário. O estado é o 2º que mais desmatou no país. A pesquissa julga que o fator primordial é a desobediência civil, mesmo sendo o único bioma com uma lei específica que o protege. Mesmo assim, perdeu mais de 100 mil hectares em todo país, e há cada vez mais a fragmentação das áreas de floresta.
Fotos: Chico Lima - Lagoinha Pequena e Rio do Noca - Campeche

Nenhum comentário: