26 maio 2009

O Surf e a época da Tainha

Todos os anos passamos pela mesma situação na costa catarinense: algumas praias fechadas para a prática do surf, devido época da pesca da Tainha.

Entre os dias 15 de maio até 15 de julho, é liberada a pesca da Tainha, atendendo a nova Instrução nº 171/2008 do Ibama, que ajuda na preservação da espécie e a promoção à prática da pesca artesanal.

Logo, praias como Ingleses, Santinho, Barra da Lagoa e Campeche em Floripa, Guarda do Embaú, Ibiraquera, Rosa e Ferrugem em Palhoça, Imbituba e Garopaba respectivamente, ficam fechadas, ou parcialmente, para a prática do surf, o que traz ainda muito conflito entre surfistas e pescadores. Dentro da perspectiva dos pescadores de arrasto de praia, os surfistas "atrapalham" a pesca e "afugentam" os cardumes...

Bom, afugentando ou não, ao contrário do que pensam muitos surfistas, não vejo isso como um grande problema. Pois, nada mais é que uma prática de subsistência e de preservação da cultura e identidade pesqueira catarinense. A pesca artesanal também é um momento de estreitamento dos laços comunitários, que nos dias atuais vem sofrendo cada vez mais com a competitividade desigual entre a indústria pesqueira e artesanal. Que utiliza das mais modernas tecnologias para a captura dos cardumes, fazendo com que esta espécie esteja cada vez menos frequentes nas áreas próximas à costa, como também, podendo ingressar rapidamente na lista de espécies em risco de extinção.


A possibilidade de uso bandeiras, normatizando as áreas de pesca e surf também poderia ser uma solução consensual, principalmente quando o mar estiver grande, impossibilitando o arrasto e o ingresso das embarcações ao mar. No entanto, poucas praias utilizam dessa metodologia.

Contudo, são apenas dois meses que os pescadores artesanais têm para buscar sua sobrevivência no seu peixe e poder revende-lo, tirando daí o seu sustento. Ou mesmo na distribuição do excedente para o restante da comunidade, o chamado quinhão, do mesmo jeito que era feito no decorrer da história local.

Enquanto isso, nós surfistas, temos que ter bom senso e respeitar esta situação. Temos ainda, um incentivo a mais para fazermos as "barcas" pra buscar as melhores ondas... além de termos garantido aquela "Tainhota" assada no final do dia!!

Que venha muita Tainha e boas ondas!
Fotos: Fabricio Basílio de Almeida.

2 comentários:

Guto Monteiro disse...

Boa Chicão.
Afudê o texto.
É isso ai, cada um tem que fazer a sua parte.

Grande Abraço

Beto Bina disse...

Acho que, da mesma forma que a pesca faz parte da cultura local, o surf também faz. mesmo que mais de forma mais recente. Deveria existir alguma prática que permitisse o surf em dias ruins para pesca, ou concentrasse os pescadores em algumas praias específicas. Poxa, a pior coisa é ver altas ondas rolando e sem nenhum pescador fazendo o ganha-pão ou sustentadno a sua cultura. É pior que mina gata indo embora da nite sozinho ou com o Chico Lima... um desperdício... hehehe